Bartleby, o Escriturário - Col. Novelas Imortais
- Autor: Herman Melville
- Narrador: Francisco Ramos
- Editor: Rocco
- Duración: 2:06:19
Sinopsis
Idealizada por Fernando Sabino, a coleção Novelas Imortais – que a Rocco relança com novo e ousado projeto gráfico, agora pelo selo Rocco Jovens Leitores – reúne narrativas breves de autores de grandes clássicos universais, como Miguel de Cervantes, Herman Melville, R. L. Stevenson, Gustave Flaubert, Henry James, entre outros. São pequenas obras-primas da literatura selecionadas e apresentadas pelo escritor mineiro que voltam às prateleiras com o objetivo de difundir obras menos conhecidas, mas não menos geniais de grandes escritores, agora ao alcance dos jovens brasileiros.
Autor de Moby Dick, ou a baleia branca, seu livro mais conhecido, e de várias outras obras de ficção importantes, mas consideradas demasiado intensas por seus contemporâneos, Herman Melville (1819-1891) é também o criador da emblemática novela Bartleby, o escriturário, que conta a história de um escrivão que se recusa a fazer os trabalhos solicitados pelo patrão, menos por desobediência ou insubordinação que por hábito, com a simples justificativa “Prefiro não”.
O posicionamento de Bartleby, que subverte a ordem das coisas e mergulha num estado crescente de abulia e alienação que tem a morte como único desfecho possível, e a curiosa reação de seu superior, que não o demite, desconcertam o leitor e o levam a uma profunda reflexão.
A obra foi traduzida para a coleção Novelas Imortais por Luís de Lima, que em 1953, por sugestão de Vinicius de Moraes, concebeu, dirigiu e interpretou no Rio e em São Paulo um memorável drama de mímica baseado nesse trabalho.
Capítulos
-
Apresentação
Duración: 08min -
Parte 1
Duración: 30min -
Parte 2
Duración: 45min -
Parte 3
Duración: 42min
Únete Ahora
- Acceso ilimitado a todo el contenido de la plataforma.
- Más de 30 mil títulos, incluidos audiolibros, podcasts, series y documentales.
- Narración de audiolibros por profesionales, incluidos actores, locutores e incluso los propios autores.