Dia A Dia Da Economia - Míriam Leitão

Informações:

Sinopsis

Análise diária dos principais fatos da economia com uma das mais importantes e influentes jornalistas do país.

Episodios

  • Conversas de bastidores abordaram temas diversos na posse de Flávio Dino no STF

    23/02/2024 Duración: 06min

    Míriam Leitão comenta os assuntos que conversou com diferentes personagnes do mundo político, jurídico e militar que compareceram à posse de Flávio Dino no Supremo.

  • Governo está aberto a negociações do projeto de lei da desoneração da folha de pagamentos

    22/02/2024 Duración: 06min

    Míriam Leitão comenta o projeto lei da desoneração da folha dos 17 setores que mais empregam no país. O senador Rodrigo Pacheco anunciou a manutenção do benefício, mas, mesmo confirmando o acordo, o ministro da Fazenda acredita na continuação das negociações do projeto.

  • Haddad acredita em crescimento acima de 2% para 2024

    22/02/2024 Duración: 06min

    Míriam comenta os principais pontos da entrevista que fez com o ministro da Fazenda na GloboNews. Entre outros assuntos, Haddad falou da relação Brasil e Estados Unidos, nas boas perspectivas do Brasil de médio e longo prazo e de como deve ser a transição energética do país. Ouça

  • Desoneração: como andam os bastidores da novela Congresso x Orçamento?

    21/02/2024 Duración: 05min

    Na volta oficial aos trabalhos legislativos, Míriam Leitão destaca, no 'Dia a Dia da Economia' desta quarta-feira (21), a longa agenda econômica que tem centrado o debate entre Legislativo e Executivo, incluindo a ampliação da desoneração e a manutenção do Perse. Segundo a colunista apurou, o governo deve apresentar uma proposta de calendário para liberação das emendas de comissão. A vontade dos parlamentares é derrubar o veto de Lula para empenhar esses recursos até 30 de junho, para cumprir a lei de ano eleitoral. Nesse cenário, o deputado Danilo Fortes pediu que Rodrigo Pacheco convocasse uma reunião para analisar os vetos à proposta. A colunista adianta, em primeira mão, que vai entrevistar, nesta quarta-feira (21), o ministro da Fazenda Fernando Haddad. A conversa vai ao ar, na CBN, na quinta-feira (22).

  • G20: Brasil defenderá combate à fome, sustentabildiade e mudança do Conselho de Segurança da ONU

    21/02/2024 Duración: 06min

    Míriam Leitão explicou que, por ocupar a presidência temporária do G20, o Brasil coloca em pauta temas que deseja chamar mais atenção. Evento com chanceleres do grupo começa nesta quart-feira (21) no Rio de Janeiro.

  • G20: Antony Blinken quer conversar com o Brasil sobre a situação na Venezuela

    20/02/2024 Duración: 05min

    Miriam Leitão comenta agenda de reuniões do G20. O ministro das Relações Exteriores dos Estados Unidos desembarcou hoje no Brasil. Antony Blinken tem grande interesse em discutir com o Brasil a situação na Venezuela, uma vez que acredita que o país possa ter uma boa relação com Nicolás Maduro.

  • Lula acertou ao criticar as ações de Gaza, mas errou ao comparar com o holocausto

    20/02/2024 Duración: 06min

    Míriam Leitão critica a fala improvisada do presidente brasileiro durante viagem para a África. Para ela, do ponto de vita diplomático, também é inaceitável o que fez Israel com o embaixador brasileiro com a tentativa de constrangimento. Ouça o comentário completo e entenda.

  • Abílio Diniz era um otimista em relação ao país

    19/02/2024 Duración: 06min

    Míriam Leitão destaca o legado de Abílio Diniz, que morreu neste domingo (18) aos 87 anos. Ela fala como o empresário soube mudar diante de inúmeras crises. Outra marca importante da vida de Abílio Diniz que Míriam destaca é o estímulo ao exercício físico e a alimentação saudável como parte da longevidade. Ouça o comentário completo.

  • Fugitivos de Mossoró: 'É hora de rever todo o sistema e dar uma resposta rápida à sociedade'

    16/02/2024 Duración: 07min

    Míriam Leitão fala sobre operação para capturar os fugitivos da penitenciária federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, que ganha destaque especialmente nos primeiros dias da gestão de Ricardo Lewandowski no Ministério da Justiça e Segurança Pública. 'As explicações sobre as falhas no sistema de segurança até o momento têm sido consideradas insatisfatórias'. Ouça.

  • Prévia da arrecadação de janeiro indica recorde para o mês

    16/02/2024 Duración: 05min

    Míriam Leitão analisa a notícia divulgada pelo portal Siga Brasil. Prévia da arrecadação do governo em janeiro indica um crescimento real (acima da inflação) em torno de 6%, com a entrada de R$ 280 bilhões nos cofres federais. Seriam R$ 10 bilhões a mais no melhor janeiro da história, caso a prévia se confirme. Tributação dos super-ricos já está redendo frutos, diz Míriam. Isso, no entanto, não significa que o resto do ano será igual.

  • Colapso da Amazônia pode ser irreversível até 2050, diz pesquisa

    15/02/2024 Duración: 06min

    Míriam Leitão explica que, segundo o artigo, são apontados como principais causas do possível colapso: o aquecimento global, o desmatamento e a forma pela qual o homem usa a terra. O estudo, com a participação de autores brasileiros, saiu na capa da revista científica Nature, o que representa a relevância da questão, e é tema do Dia a Dia da Economia.

  • Nova regra para o FGTS é um perigo para o trabalhador

    15/02/2024 Duración: 05min

    Míriam Leitão pede cuidado com o projeto FGTS Futuro para não comprometer a garantia do trabalhador. A modalidade libera o uso do saldo futuro do fundo em financiamentos imobiliários e deve ser anunciado em março, segundo o governo. Ela diz que a ideia surgiu no governo Bolsonaro num esforço para aumentar a popularidade do ex-presidente. Ouça e entenda

  • Congresso se prepara para agenda econômica com disputas entre Executivo e Legislativo

    14/02/2024 Duración: 06min

    Míriam Leitão destaca a intensa agenda econômica que será enfrentada pelo Congresso no primeiro semestre do ano, com disputas entre o Executivo e o Legislativo. Ela menciona a regulamentação da reforma tributária. Ouça e saiba mais.

  • Um carnaval de sucesso inspirados nos livros

    14/02/2024 Duración: 07min

    Míriam Leitão comenta os enredos baseados em obras literárias que chamaram mais atenção nos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro, especialmente na Portela ('Um defeito de cor', de Ana Maria Gonçalves), Grande Rio ('Meu destino é ser onça', de Alberto Mussa) e Salgueiro ('A queda do céu — palavras de um xamã Yanomami', escrito por Bruce Albert a partir das falas gravadas do xamã yanomami Davi Kopenawa).

  • 'Poder do narcotráfico tem se fortalecido cada vez mais por toda parte'

    10/01/2024 Duración: 07min

    Míriam Leitão analisa a crescente onda de violência no Equador, que gerou uma tensão por todo o país e já deixou ao menos dez mortos. Ela destaca como isso precisa ser observado porque não é apenas no país, mas também no Brasil. A comentarista fala como o atual governo tem atuado no combate ao crime organizado.

  • 'Enem dos Concursos' promoverá mais inclusão e diversidade regional

    10/01/2024 Duración: 06min

    Míriam Leitão comenta como será o chamado 'Enem dos concursos', para a contratação de 6.640 novos servidores públicos. As regras serão conhecidas nesta quarta-feira quando o governo deve publicar oito editais.A intenção do Ministério da Gestão e Inovação é realizar as provas em mais de 200 cidades, em busca de maior diversidade regional. Ouça o comentário e entenda.

  • 'É um projeto de defesa do meio ambiente e da vida dos indígenas'

    09/01/2024 Duración: 05min

    Míriam Leitão comenta a reunião de Lula com ministros para abordar a situação dos yanonami, especialmente com o retorno do garimpo forte. 'É uma situação muito grave, são muitos crimes acontecendo em terras indígenas', afirma.

  • 'Não participação de algumas figuras políticas só depõe contra eles mesmos'

    09/01/2024 Duración: 07min

    Míriam Leitão aborda mais sobre o evento em memória ao dia 8 de janeiro, que aconteceu no Congresso Nacional nessa segunda-feira. De acordo com ela, o ambiente mostrou como o evento não foi partidário e teve como foco realmente a defesa da democracia. Por isso, os políticos que não foram são eles 'próprios afetados pela ausência'.

  • O que falta para achar os idealizadores dos atos golpistas de 8 de janeiro?

    08/01/2024 Duración: 04min

    Míriam Leitão fala sobre a dificuldade de encontrar os financiadores e idealizadores dos atos golpistas de 8 de janeiro. Até agora, foram poucas prisões, com muitas operações que resultaram em poucas coisas.

  • 'Direita brasileira ainda não consegue separar o extremismo da direita democrática'

    08/01/2024 Duración: 04min

    A expectativa do ato que marcará um ano dos ataques golpistas do dia 8 de janeiro gira em torno da participação de nomes da direita. Míriam Leitão analisa as ausências já confirmadas de Tarcísio de Freitas e Arthur Lira, destacando o que isso pode representar.

página 1 de 2