Dia A Dia Da Economia - Míriam Leitão

Informações:

Sinopsis

Análise diária dos principais fatos da economia com uma das mais importantes e influentes jornalistas do país.

Episodios

  • 'Haddad precisa amadurecer a relação com a economia', analisa Míriam

    29/11/2022 Duración: 07min

    Míriam Leitão comenta a negociação em torno do nome de Haddad, cotado para o Ministério da Fazenda. A comentarista faz uma análise de 'sinais' que o presidente eleito tem dado sobre Fernando Haddad, que também integra a equipe de economia no GT. Ouça

  • Todas as assinaturas para tramitar PEC devem ser recolhidas nesta manhã, diz Míriam Leitão

    29/11/2022 Duración: 08min

    São 27 assinaturas necessárias de senadores, sendo que 14 já foram feitas. A informação é da comentarista da CBN Míriam Leitão. De acordo com ela, a expectativa do governo de Transição é que todas já sejam recolhidas nesta manhã, para que a PEC avance nas casas legislativas.

  • 'O trabalho de preparar esse governo é um xadrez complicadíssimo'

    28/11/2022 Duración: 06min

    Míriam Leitão destaca que essa será uma semana importante. Lula está em Brasília e a expectativa é que ele entre diretamente nas negociações da PEC da Transição. Ela destaca ainda a questão da composição dos ministérios. 'Semana que pode ser das definições’. Comentarista ressalta que 'o governo precisa se formar'. O governo atual não é cooperativo e não toma nenhuma providência e o novo governo ainda não tem o poder.

  • Ilan Goldfajn no BID; PEC da Transição e nova âncora fiscal; e o almoço de Haddad com banqueiros

    25/11/2022 Duración: 08min

    Míriam Leitão faz um resumo dos principais assuntos em destaque ao longo da semana. Ela fala sobre Ilan Goldfajn, o primeiro brasileiro a assumir o BID. Comentarista destaca as divergências nas negociações da PEC da Transição e a possibilidade de uma nova âncora fiscal no país ‘para não repetir os mesmos erros do teto fiscal’. Míriam Leitão cita encontro de Fernando Haddad com banqueiros. Ele participa de almoço tradicional representando Lula, que foi convidado, mas não foi já que está se recuperando de uma cirurgia. Comentarista também falou sobre o ataque em duas escolas no Espírito Santo. Ela prestou solidariedade aos familiares e vítimas da tragédia.

  • 'Divergência entre Jaques Wagner e Gleisi Hoffmann mostra dúvida sobre quem é a cara da Economia do governo Lula'

    25/11/2022 Duración: 06min

    Míriam Leitão analisa a pressão sobre Lula para acelerar a indicação do ministro da Fazenda. Ela cita o impasse na PC da Transição. ‘Há uma divergência sobre qual a melhor forma de avançar com esse processo inicial’. Nesse ponto, a equipe de Transição está parada. ‘É preciso que fique definido quem são os interlocutores’. Hoje, Fernando Haddad vai até a Febraban e todos os olhares estão nele. Ele está indo como porta-voz de Lula diante de 350 convidados. ‘Cada palavra dele será olhada com muita atenção'.

  • 'Alexandre de Moraes reagiu com dimensão à ofens que o PL protagonizou contra a democracia'

    24/11/2022 Duración: 05min

    Míriam Leitão comenta a decisão do presidente do TSE, Alexandre de Moraes, que condenou o partido de Bolsonaro, o PL, por má fé e por insuflar golpismo. De acordo com ela, a 'reação do ministro Alexandre de Moraes tinha que ser muito forte diante de tantos absurdos'. A comentarista ainda diz que o tom usado foi 'importante', já que a atitude do Partido Liberal colocou em dúvida o resultado das eleições.

  • 'Tem várias discussões em cima da mesa e o governo vê que vai ter que ceder um pouco'

    23/11/2022 Duración: 04min

    Míriam Leitão fala da possibilidade do governo de transição adiar a apresentação da PEC da Transição por causa do impasse sobre o tempo do Bolsa Família fora do teto de gastos. Ela diz que 'o próprio governo não se organiza' e tem 'pouco tempo para organizar tudo o que um governo precisa'. Por isso, para ela, é preciso ter tudo bem explicado e é necessário 'saber de onde se pode tirar o dinheiro'.

  • 'A boa medida é aquela que permanece e o teto de gastos foi furado demais, não permaneceu'

    23/11/2022 Duración: 06min

    Míriam Leitão analisa a nova proposta do governo de transição de incluir uma âncora fiscal na PEC da Transição. Ela diz que é 'importante uma nova lei fiscal', especialmente para corrigir alguns problemas do teto. Para a comentarista, isso faz com que não seja necessário apresentar uma nova PEC no próximo ano através da lei complementar: 'a grande vantagem é que não vai queimar capital político com isso'.

  • Ala econômica do governo Lula deve incluir na PEC da Transição uma nova âncora fiscal

    22/11/2022 Duración: 09min

    Míriam Leitão fala da proposta da equipe econômica de Lula de um novo parâmetro fiscal para substituir o teto de gastos. A ideia é fazer uma sinalização que o governo terá responsabilidade fiscal. Para a comentarista, isso traz uma sinalização 'para investidores que a gente não vai entrar em crescimento descontrolado da dívida'. Ela ainda que o teto, apesar de uma 'evolução do pensamento', 'não serve mais como parâmetro atualmente'.

  • Ex-ministro Nelson Barbosa mostrou o truque que Bolsonaro fez no Orçamento de 2023

    22/11/2022 Duración: 06min

    Míriam Leitão fala sobre o Orçamento de 2023 e expansão fiscal. O ex-ministro Nelson Barbosa vê espaço para gastar R$ 136 bilhões a mais em 2023 sem elevar despesas em relação a 2022. ‘O alerta de Nelson Barbosa é importante’. Nelson Barbosa mostrou o ‘truque’ que o governo Bolsonaro fez. Um orçamento sem dinheiro para nada. Os economistas da equipe de transição mostraram esse problema.

  • Ilan Goldfajn chega ao BID em momento chave da economia global

    21/11/2022 Duración: 07min

    A afirmação é de Míriam Leitão, que lembra como a economia do mundo sofre com inflação alta e risco de recessão de grandes países. Entre eles, o Brasil. Por isso, a comentarista diz que 'bancos estatais multilaterais são necessários'. Míriam também lembra da importância do Banco Interamericano de Desenvolvimento para a América Latina, algo que se perdeu nos últimos anos com a interferência de Donald Trump.

  • 'Ilan Goldfajn está completamente alinhado com a pauta do governo Lula'

    21/11/2022 Duración: 06min

    Míriam Leitão explica a importância de Ilan Goldfajn na presidência do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Ela destaca que é a primeira vez que um brasileiro assume essa posição, mas chega em um momento de muita crise tanto para o BID quanto para o mundo. 'Ilan Goldfajn quer harmobia em um momento de muita divisão no mundo, num momento de muita divisão no Brasil'. Ela acrescenta que 'são muitas as razões pelas quais é bom ter o Ilan Goldfajn presidindo o BID nesse momento'.

  • 'Um líder que refletiu e amadureceu sobre o tema', avalia Míriam sobre Lula na COP27

    18/11/2022 Duración: 06min

    No resumo da semana Míriam Leitão comenta os desdobramentos de Lula na COP27, os ruídos que as falas do presidente eleito tem gerado na economia e também fala sobre o financiamento das manifestações antidemocráticas pelo país. Ouça

  • 'Não há hipótese de haver irresponsabilidade fiscal', diz Alckmin em entrevista

    18/11/2022 Duración: 06min

    Míriam Leitão fala sobre entrevista realizada com vice-presidente eleito Geraldo Alckmin. Ao ser questionado, Míriam conta que Alckmin diz ter uma ideia sobre o teto de gastos, que foi explicada, mas que nesse momento há uma emergência: que é fazer o orçamento e garantir que o Bolsa Família vai ter recursos.

  • 'Se o dólar começar a subir sem parar, a picanha vai ficar mais cara', alerta Míriam Leitão

    17/11/2022 Duración: 08min

    Em agenda na COP27, o presidente eleito Lula disse que é preciso 'paciência' caso a bolsa caia e o dólar aumente. Míriam Leitão critica a 'comunicação totalmente errada' do petista sobre economia: 'só se fala quando há algo concreto a dizer.' Segundo ela, o improviso de Lula pode causar uma disparada do dólar que levaria à alta da inflação. 'Vai bater na mesa de todo mundo', alerta a comentarista. 'Inclusive a picanha da qual ele tanto fala vai ficar mais cara.'

  • 'Todos sabem que o orçamento do jeito que está hoje é inviável e precisa de arranjos'

    17/11/2022 Duración: 06min

    O texto da PEC da Transição foi enviado para o Congresso Nacional e deve ser votado até o dia 15 de dezembro. Míriam Leitão fala sobre o assunto, destrinchando alguns outros pontos além da desvinculação do Bolsa Família do teto, como a parcela para investimentos. Ela diz que a proposta de emenda constitucional também defende que investimentos recebidos pelo o governo, como o Fundo Amazônia, saiam da regra do teto.

  • Lula fala em restaurar o pacto federativo

    16/11/2022 Duración: 06min

    Míriam Leitão comenta o discurso do presidente eleito na Conferência do Clima da ONU, no Egito, logo após a reunião com governadores da Amazônia Legal. 'Ele abriu dizendo que o Brasil está de volta ao mundo', destaca. Ela ainda chamou a atenção para a promoessa de Lula de combater as renúncias fiscais que prejudicam os municípios.

  • 'Não tem como começar a governar o Brasil com o Orçamento que foi deixado'

    14/11/2022 Duración: 05min

    Miriam Leitão comenta a situação atual do debate sobre PEC da transição, e faz uma análise dos maiores desafios que o novo governo eleito já enfrenta para assumir o país no próximo ano: 'é difícil começar o governo antes mesmo de começar'. Ouça

  • Governadores assumem mandatos com risco de crise das contas públicas

    14/11/2022 Duración: 05min

    Míriam Leitão fala do desafio que os novos governantes terão com a ameaça do rombo fiscal que ronda os estados, principalmente por causa da redução da alíquota do ICMS imposta pelo Governo Bolsonaro para controlar a inflação.

  • 'Governo eleito tem que encontrar o tom na economia e dizer como vai lidar com a situação'

    11/11/2022 Duración: 11min

    Míriam Leitão inicia o resumo da semana homenageando Gal Costa. Ela lembra que o noticiário político também foi bastante forte e fala sobre a inflação, o governo de transição, a responsabilidade fiscal e a reação do mercado.

página 1 de 2