Dia A Dia Da Economia - Míriam Leitão

Informações:

Sinopsis

Análise diária dos principais fatos da economia com uma das mais importantes e influentes jornalistas do país.

Episodios

  • 'Paulo Guedes se rendeu a pressão política'

    21/10/2021 Duración: 06min

    Míriam Leitão fala sobre o ministro Paulo Guedes e a 'licença para gastar'. Míriam destaca que o presidente Bolsonaro está encurralado pela CPI e o ministro veio em socorro e propôs uma política populista que quebra o teto de gastos. 'Paulo Guedes está cedendo a um projeto político, mesmo que passe por cima de todas as suas convicções'.

  • 'A CPI cumpriu o seu papel'

    20/10/2021 Duración: 07min

    'O resultado é esse: o presidente da República encabeça a lista de pedidos de indiciamento no relatório final da CPI da Covid-19', aponta Míriam Leitão. Ela concorda com a responsabilização de crimes contra Jair Bolsonaro. A comentarista destaca ainda que um dos principais desdobramentos da comissão foi o Brasil alcançar os 50% de imunização: 'desde o início colocou uma pressão sobre o governo para vacinar'.

  • 'O grande erro é o fato de criar o Auxílio Brasil'

    20/10/2021 Duración: 06min

    Míriam Leitão fala sobre o impasse envolvendo o Auxílio Brasil e os riscos fiscais de furar o teto de gastos. Comentarista destaca que o governo queria fazer um programa novo. 'Isso criou várias dificuldades, muitos improvisos e agora empacou'.

  • 'O Brasil tem uma economia umbilicalmente ligada à economia da China'

    19/10/2021 Duración: 06min

    Míriam Leitão fala sobre os sinais de desaceleração da economia chinesa no terceiro trimestre e o que isso significa para o Brasil. Ela explica que isso nos afeta de diversas formas, uma delas é de que 'quando eles crescem menos, eles compram menos commmodities, comprando menos commodities cai o preço e isso afeta as receitas da balança comercial diretamente'. Míriam acrescenta que 'se continuar essa desaceleração da China, isso vai afetar a nossa capacidade de produção e exportação'.

  • Inflação atual mostra que o governo perdeu toda a sua folga fiscal

    18/10/2021 Duración: 07min

    Míriam Leitão comenta o aumento da estimativa da inflação para o fim do ano. Ela fala sobre como, normalmente, esses números mudam devagar, diferente do que aconteceu dessa vez. A comentarista explica que a inflação vai ter uma leve redução, mas isso deve acontecer às custas de juros altos e crescimento baixo.

  • Auxílio Brasil: 'há dúvidas sobre a consistência fiscal e a troca de nomes'

    18/10/2021 Duración: 05min

    Míriam Leitão analisa proposta do programa de auxílio: 'eu continuo achando que essa troca de nome não faz muito sentido, pois não é um novo programa, é o mesmo Bolsa Família (...) esse tipo de manobra eu não gosto, cada um deve trabalhar pelo seu mérito'. A comentarista também fala sobre a garantia de receita.

  • Governo Bolsonaro traz 'ameaças demais para não fazermos um alerta já'

    15/10/2021 Duración: 45min

    Em entrevista ao Estúdio CBN, Míriam Leitão fala sobre seu novo livro, 'A democracia na armadilha'. A obra reúne uma série de colunas, publicadas no Jornal O Globo, que alertam para o risco que a democracia corre durante o governo Bolsonaro. Míriam avalia, ainda, que sua experiência de vida e início de carreira em meio à ditadura militar ajudam a perceber a gravidade do momento. 'Experiência dolorosa do passado me traz uma visão mais clara do que não podemos perder: nossa principal conquista; a democracia'.

  • Reta final da CPI, privatização da Petrobras, relatório do FMI e outros acontecimentos da semana

    15/10/2021 Duración: 09min

    Míriam Leitão faz um resumo dos principais acontecimentos políticos e econômicos da semana. No âmbito político, ela aborda a reta final da CPI, passando por declarações do senador Renan Calheiros, relator da Comissão, sobre o comportamento do presidente Jair Bolsonaro no que tange as medidas de combate à pandemia. 'A CPI chega ao final aumentando o grau de informação que os brasileiros têm a respeito do que se passou no país durante a pandemia’, diz a comentarista.

  • 'CPI da Covid foi muito importante para o país'

    15/10/2021 Duración: 06min

    Míriam Leitão repercute entrevista de Renan Calheiros ao Jornal da CBN e fala sobre os crimes que serão tipificados contra Bolsonaro. 'Ele assumiu o risco de aumentar a pandemia, confirmando que esse comportamento não era só desleixo, mas um projeto de imunidade de rebanho e está caracterizado o crime de epidemia', diz. A comentarista acredita que a CPI 'trouxe luz para muita coisa'.

  • Em meio ao avanço da vacinação, setor de serviços tem alta de 0,5% em agosto

    14/10/2021 Duración: 05min

    'A vacinação protege vírus e protege a economia', destaca Míriam Leitão. É a quinta alta seguida do setor. A comentarista lembrou as falas de Bolsonaro contra o distanciamento social e a favor das pessoas irem para rua trabalhar. 'O evento é primeiro fazer distanciamento, vacinação em massa e depois retoma a economia com segurança', questiona ela.

  • 'A vacinação protege vidas e protege a economia'

    14/10/2021 Duración: 05min

    Míriam Leitão fala do setor de serviços, que cresceu 0,5% em agosto. Essa foi a quinta alta seguida, quando comparada com os meses anteriores. Isso é reflexo da vacinação. É o indicador mais importante na economia. 'Resultado da vacinação e da volta da normalidade'.

  • 'Os parlamentares votaram atrás da popularidade do tema'

    14/10/2021 Duración: 06min

    Míriam Leitão fala sobre o projeto aprovado na Câmara que altera a cobrança de ICMS sobre combustíveis, que teve amplo apoio dos deputados. Foram 392 votos favoráveis e 71 contrários. 'Tem vários problemas esse projeto. Ele interfere no poder dos estados em definir tributos. Isso pode acabar na Justiça'. Míriam acrescenta que pode acontecer um efeito contrário anos depois. 'Pode acabar sendo um tiro pela culatra'.

  • 'O livro mostra claramente que a gente tem que refletir sobre a democracia brasileira'

    13/10/2021 Duración: 09min

    Míriam Leitão fala sobre o lançamento online do 15º livro dela, 'Democracia na armadilha: crônicas do desgoverno', em uma live da editora Intrínseca, 19h, com a participação da jornalista Flávia Oliveira. 'Estou feliz com o lançamento e a mesma ansiedade de sempre'. Míriam conta que o livro é uma seleção de colunas sobre Bolsonaro. Ela detalha que 153 colunas foram selecionadas. 'É possível ler em qualquer ordem'.

  • Previsões do FMI: inflação, incertezas e crescimento econômico

    13/10/2021 Duración: 08min

    Míriam Leitão fala sobre o documento que traz um cenário para o mundo inteiro, com vários recados, incluindo a alta da inflação. Ela explica que o ministro Paulo Guedes usou isso para afirmar nas entrevistas que o Brasil faz parte desse movimento. Miriam destaca que não é exatamente assim e faz uma análise da situação. Sobre crescimento econômico, 'o Brasil está crescendo menos do que a média do mundo'. Míriam Leitão também fala do lançamento online do 15º livro dela, 'Democracia na armadilha: crônicas do desgoverno’, em uma live da editora Intrínseca, 19h, com a participação da jornalista Flávia Oliveira.

  • Inflação em alta, prêmio Nobel, CPI da Covid e outros acontecimentos da semana

    08/10/2021 Duración: 09min

    Míriam Leitão fala sobre o presidente ser um 'fator agravador da inflação', que teve a maior taxa para o mês de setembro desde 1994 divulgada nesta sexta-feira. Ainda no setor econômico, a comentarista analisou o resultado do leilão da ANP. Ela também repercute o Prêmio Nobel da paz para os jornalistas Maria Ressa e Dmitry Muratov, a reta final da CPI da Covid, a fusão do DEM e do PSL e o corte de recursos destinados à ciência, entre outros assuntos.

  • Prêmio Nobel da Paz homenageia o jornalismo independente

    08/10/2021 Duración: 06min

    Míriam Leitão fala sobre o jornalismo sendo enaltecido pelo prêmio Nobel da Paz. 'Um dia lindo, uma escolha muito importante'. Maria Ressa e Dmitry Muratov ganharam o prêmio por seus esforços para defender a liberdade de expressão, que é uma pré-condição para a democracia e uma paz duradoura.

  • Leilão da ANP: 'esse fracasso era previsível e mostra que governo é esse'

    07/10/2021 Duración: 09min

    Míriam Leitão faz uma análise do fiasco do leilão da ANP. Ela destaca que empresas de petróleo estão na caminhada para a descarbonização. 'Elas estão mudando a mentalidade'. A ANP errou ao dizer que faria um estudo de impacto ambiental depois de leiloar. Comentarista destaca que o governo brasileiro fez tudo errado. 'A ANP tem que rever todos os seus conceitos'.

  • Leilão de hoje da ANP não deveria acontecer por razões ambientais e econômicas

    07/10/2021 Duración: 05min

    Míriam Leitão avalia que 'é um absurdo' realizar o leilão de blocos de exploração de óleo e gás, que está marcado para hoje. Entre as áreas estão regiões importantes do ecossistema de recifes do Brasil e que abrigam quase 90 espécies ameaçadas de extinção no Arquipélago de Fernando de Noronha e no Atol das Rocas, no litoral Nordeste. O argumento da ANP de que os estudos serão feitos depois do leilão, durante o licenciamento ambiental, não faz sentido algum. 'é uma inversão da ordem dos fatos que altera completamente o resultado', diz.

  • 'A inflação no Brasil está em um patamar completamente inaceitável'

    06/10/2021 Duración: 07min

    Míriam Leitão faz uma análise da queda inesperada do comércio varejista. Uma queda de 3,1% em agosto e os dados olhados em detalhes são realmente preocupantes. 'Mostram o efeito da inflação'.

  • 'Proposta do Lira é uma proposta imposta'

    06/10/2021 Duración: 05min

    Miriam Leitão fala sobre o relatório apresentado pelo senador Roberto Rocha sobre a PEC que trata da reforma tributária e a iniciativa do presidente da Câmara que quer alterar o ICMS dos combustíveis. Míriam acrescenta que o deputado Arthur Lira quer agradar o presidente da República que fica querendo jogar sobre os estados o ônus do aumento do custo dos combustíveis.

página 1 de 2