Escola Da Vida - Mario Sergio Cortella

Informações:

Sinopsis

Uma conversa sobre educação, cidadania e aperfeiçoamento do ensino.

Episodios

  • 'O tempo é devorador das coisas'

    18/11/2021 Duración: 05min

    Mario Sergio Cortella reflete sobre a relação entre o tempo e a pandemia: 'a percepção de marcação do tempo que nós vamos fazendo, desaparece'. Ele também fala sobre a importância da rotina 'que estrutura e organiza' a distribuição das horas.

  • 'Todas as vidas terminam antes do tempo'

    16/11/2021 Duración: 05min

    Mario Sergio Cortella fala sobre José Saramago, que faria aniversário no dia de hoje. O comentarista destaca as programações para celebrar o centenário de nascimento do escritor no próximo ano.

  • A maneira como nossa sociedade enxerga os solteiros

    11/11/2021 Duración: 05min

    Hoje é comemorado na China o Dia dos Solteiros. Professor Mario Sergio Cortella analisa que, no Brasil, a ideia de não ter uma pessoa para seguir lado a lado sua trajetória de vida é considerado quase uma falta. Ele reforça que essa é uma escolha individual e que é possível ser feliz de diferentes maneiras.

  • Chip hormonal: 'cautela faz bem para a saúde e para a beleza'

    09/11/2021 Duración: 04min

    Mario Sergio Cortella reflete sobre a pressão estética, o padrão social e o chamado 'chip da beleza', implante hormonal que tem preocupado médicos. O comentarista alerta para os riscos de determinados procedimentos: 'beleza, sim; mas não a qualquer custo'.

  • 'Todos os dias encontrar o futuro em uma sala de aula'

    04/11/2021 Duración: 05min

    Mario Sergio Cortella fala sobre o quão inspirador é ter o protagonismo dos mais jovens na defesa do meio ambiente. 'Zelo com o nosso planeta não era um elemento que entrava no cotidiano daquilo que chamamos de sonhos e pautas', diz o comentarista.

  • A morte individual e a ameaça de morte coletiva

    02/11/2021 Duración: 06min

    No Dia de Finados, professor Mario Sergio Cortella fala sobre a perda, o luto e destaca ações humanas que são capazes de degradar a nossa vida na natureza. Ele afirma que, em um dia como hoje, é bom pensarmos não só no fim da vida de cada pessoa, mas em ações de um e de todos que podem conduzir ao término da nossa presença.

  • A importância do servidor público para uma nação

    28/10/2021 Duración: 04min

    Hoje é o dia do servidor público. Professor Mario Sergio Cortella exalta esses trabalhadores e afirma que 'nossa nação, em larga escala, ficaria paralisada se nos não tivéssemos servidoras e servidores que, em sua maioria, são sim dedicados a suas atividades', diz.

  • 'Ainda bem que Milton Nascimento nasceu'

    26/10/2021 Duración: 05min

    Mario Sergio Cortella faz homenagem ao grande cantor e compositor Milton Nascimento, que completa 78 anos de idade. 'Ele não é só imprescindível, ele é inimitável', diz o comentarista que exalta a beleza que há em 'aproveitar a arte e a emoção de alguém'.

  • Garoto brinca em audiência e ganha chapéu igual ao do Papa Francisco

    21/10/2021 Duración: 05min

    Mario Sergio Cortella fala sobre vídeo de uma criança, com dificuldade cognitiva, que falou com o Papa Francisco durante uma audiência: 'o mais bonito é essa acolhida de um grupo de adultos que entende que não há ofensas na atitude do menino que agiu com o coração'.

  • 'Algumas coisas não estão no mundo das crianças e não devem ser por elas assistidas'

    19/10/2021 Duración: 05min

    Mário Sérgio Cortella fala sobre o novo seriado Round 6, que virou febre no mundo dos jovens, e sobre a vigilância parental: 'proibição imediata pode trazer um efeito mas também pode ser driblada'. O comentarista sugere que os pais mostrem o motivo de alguns programas não serem adequados para a faixa etária e questione o ganho que a criança terá com isso.

  • 'Furto famélico é muito mais gerado por falta de ação coletiva'

    14/10/2021 Duración: 04min

    Mario Sergio Cortella fala sobre o furto famélico: 'quem dera a fome fosse um problema de escassez de alimento, mas não é'. Ele diz que fome é uma questão de solidariedade rarefeita: 'quem está faminto, está abandonado'.

  • 'Nunca imaginei que iria ouvir crianças gritando que queriam ir para a escola'

    12/10/2021 Duración: 04min

    Mario Sergio Cortella faz reflexão sobre o Dia das Crianças, comentando impacto de momento pandêmico na primeira infância. 'Crianças aprenderam que o mundo adulto não resolve todas as coisas de forma imediata e que os distanciamentos físicos são compensados por outras formas de aproximação', diz.

  • 'Uma contribuição mais séria sobre outros povos'

    07/10/2021 Duración: 04min

    Mario Sergio Cortella fala sobre Abdulrazak Gurnah, ganhador do Nobel de Literatura 2021: 'é interessante pois apresentam autores que nem todos conheciam. Eu mesmo não conhecia e agora vou buscá-lo'. O comentarista lembra que 'nosso idioma só teve um Nobel até agora' mas que há muitos brasileiros que também merecem ganhar um dia esse prestígio.

  • 'A criatura pode dominar o criador'

    05/10/2021 Duración: 05min

    Mario Sergio Cortella fala sobre a pane das redes sociais e a cautela com os vícios: 'é preciso tomar cuidado para não se tornar refém de uma coisa que nos auxilia mas que pode nos aprisionar'. 'Um sustinho serve para imaginar que temos que possuir as coisas e não ser possuído por elas', analisou o comentarista sobre a recente situação.

  • Espécie que inspirou o pica-pau será declarada extinta

    30/09/2021 Duración: 05min

    Mário Sergio Cortella fala sobre a capacidade do ser humano de 'descriar'. Comentarista destaca que a extinção do pica-pau-bico-de-marfim é uma perda irreparável e é uma consequência do homem colocar a vida a seu serviço exclusivo. 'Não é uma vingança da natureza, mas um retorno dos resultados das nossas ações', diz.

  • Dinossauro: 'nem imaginaríamos que um ser dessa dimensão também teria vivido em SP'

    28/09/2021 Duración: 04min

    Mário Sérgio Cortella fala sobre o fóssil, de mais de 70 milhões de anos, que foi encontrado por pesquisadores no interior de São Paulo. O comentarista destaca a importância do trabalho desses especialistas: 'é especial que homens e mulheres se dediquem a construir aquilo que ainda não conhecemos'.

  • 'Com a primavera, a esperança de que tempos melhores não só virão, como precisam vir'

    23/09/2021 Duración: 05min

    Mario Sergio Cortella fala sobre a chegada da primavera: 'noção de reinvenção, recriação'. Ele homenageia Gonzaguinha, que completaria 76 anos ontem, e canta: 'eu sei que a vida devia ser bem melhor, e será'.

  • Paulo Freire e o grande ensinamento: 'a necessidade da humildade intelectual'

    16/09/2021 Duración: 07min

    Mario Sergio Cortella compartilha as recordações em ter tido Paulo Freire como orientador de doutorado: 'convivência de muito aprendizado e alegria'. Ele destaca uma das maiores lições de Freire sobre a humildade: 'sabemos muitas coisas mas não sabemos todas as coisas'.

  • Centenário de Dom Paulo Evaristo Arns: 'amorosidade, proteção e respeito à diversidade'

    14/09/2021 Duración: 05min

    Mário Sérgio Cortella faz homenagem ao ‘Cardeal da Esperança’, que completaria 100 anos hoje. O arcebispo de São Paulo lutou pela redemocratização e por um país mais unido e igualitário: 'foi decisivo para proteção à vida em nosso país'.

  • 'Meio século de sonhos e possibilidades'

    09/09/2021 Duración: 07min

    Mário Sérgio Cortella fala sobre a comemoração dos 50 anos do álbum 'Imagine', de John Lennon. O professor reflete sobre a identificação com a mensagem de otimismo: 'belíssima noção de irmandade e, portanto, algo absolutamente urgente. A beleza de não deixar que isso escape de nós'.

página 1 de 2