Academia Cbn - Mario Sergio Cortella

Informações:

Sinopsis

Reflexões e provocações sobre o cotidiano e as relações humanas.

Episodios

  • 'Citar-se a cada passo é perda de pudor'

    02/12/2021 Duración: 02min

    Mario Sergio Cortella fala sobre lição valorosa, o pudor exemplar. Comentarista faz uma reflexão sobre pessoas que falam frequentemente de si mesmo e se dão como exemplo.

  • A ideia de 'lacrar' para 'lucrar'

    01/12/2021 Duración: 02min

    Mario Sergio fala sobre celebridade fugaz, a iluminação interesseira. Pessoas que querem no pronunciamento de uma ideia 'lacrar' e 'lucrar'.

  • 'Há alguns momentos em que a percepção do que está ao nosso redor acaba sendo terrível'

    30/11/2021 Duración: 02min

    No comentário desta terça-feira, Mário Sérgio Cortella aborda o desespero humano. Ele contextualiza os 'tempos agoniantes' contemporâneos de uma vida em meio a uma pandemia e os seus efeitos no campo da economia, política e saúde. 'Aquilo que muitas vezes se imaginava já acessado, ganha vigor e pode nos ameaçar', aponta Cortella.

  • Os riscos da confiança transformada em confidência

    29/11/2021 Duración: 02min

    Mario Sergio Cortella fala sobre confiança custosa, a entrega distraída. Quando não notamos que ao estabelecer uma relação de confiança com alguém, essa pessoa pode se beneficiar dessa relação.

  • A ilusão de sair sem ir junto

    26/11/2021 Duración: 02min

    Mario Sergio Cortella fala sobre ausência presente, a companhia incessante. Não adianta sair para se encontrar. É preciso lidar com a realidade.

  • 'A ciência não é infalível, mas ela é menos falível do que a opinião vulgar'

    25/11/2021 Duración: 02min

    Mario Sergio Cortella fala sobre mitologia arriscada, o obscurantismo lesivo. Quando se deixa de levar em conta o que tem comprovação, que é sugerido, em muitos momentos pela ciência, para acreditar em opinião vulgar.

  • A tacanhez mental de não aceitar o que não se compreende

    24/11/2021 Duración: 02min

    Mario Sergio Cortella fala sobre ignorância danosa, o conhecimento diligente. 'Se não compreendo, não vale'. O conhecimento pode auxiliar muito, já que o dano trazido pela ignorância é muito forte.

  • O hábito de transferir a culpa

    23/11/2021 Duración: 02min

    Mario Sergio Cortella fala sobre culpa repassada, a entrega cínica. 'Deixar com outra pessoa a responsabilidade por aquilo que fazemos'. Uma entrega que se dá para não assumir o próprio modo de ação desastrada.

  • A higiene cívica para exilar a mentira

    22/11/2021 Duración: 02min

    Mario Sergio Cortella fala sobre mentira exilada, a pátria limpa. Quando é necessário que se esclareça tudo o que está a nossa volta para que haja a higiene cívica, a transparência.

  • Não se deixe aborrecer por gente chata

    19/11/2021 Duración: 02min

    Mario Sergio Cortella fala sobre enfado persistente, o fardo constante. ‘Gente chata naquilo que faz, naquilo que fala, na perturbação que carrega’. Não admitir que pessoas a nossa volta nos perturbem com aquilo que é desnecessário.

  • A ascendência imunda

    18/11/2021 Duración: 02min

    Mario Sergio Cortella fala sobre origem espúria, a derivação imunda. Comentarista faz uma reflexão sobre o que é obtido como fonte ou resultado que tem o imundo como marca.

  • O custo coletivo do desperdício

    17/11/2021 Duración: 02min

    Mario Sergio Cortella fala sobre desperdício notório, a inutilidade onerosa. Comentarista faz reflexão sobre coisas que não são necessárias, que configuram desperdício e saem caro.

  • O rosto não revela o caráter

    16/11/2021 Duración: 02min

    Mario Sergio Cortella fala sobre rosto acobertado, o critério escondido. Comentarista faz uma reflexão sobre critérios para distinguir os bons dos maus. 'A tristeza em situações em que se é enganado'.

  • A constatação do óbvio

    15/11/2021 Duración: 02min

    Mario Sergio Cortella fala sobre constatação evidente, o conhecimento óbvio. Comentarista cita trecho da obra 'Dicionário do Diabo', do escritor e jornalista americano Ambrose Bierce.

  • A inocência poética que nos encanta

    12/11/2021 Duración: 02min

    Mario Sergio Cortella fala sobre poética singela, a arte tocante. Pessoas que são capazes de produzir o simples que emociona.

  • O arrependimento é um sinal de nobreza

    11/11/2021 Duración: 02min

    Mario Sergio Cortella fala sobre decoro desejado, o embaraço sincero. Comentarista faz uma reflexão sobre sermos capazes de reconhecer os erros.

  • Os cuidados para não ser iludido pela aparência do bem

    10/11/2021 Duración: 02min

    Mario Sergio Cortella fala sobre simulacro moral, o desvio escondido. 'Aquilo que sendo mera aparência não é de fato o que aparenta ser'. Comentarista destaca que é necessário ficar alerta para o que é apenas aparência.

  • A fertilização do ódio

    09/11/2021 Duración: 02min

    Mario Sergio Cortella fala sobre ódio presente, a memória recorrente. 'O ódio que se apresenta se refaz e faz mal'.

  • O bom de bico

    08/11/2021 Duración: 02min

    Mario Sergio Cortella fala sobre aparência enganosa, a dissimulação verbal. Comentarista faz reflexão dos danos provocados pelos 'bons de lábia', que não praticam o que dizem.

  • A paixão altera o raciocínio

    05/11/2021 Duración: 02min

    Mario Sergio Cortella fala sobre raciocínio alterado, a paixão perturbadora. 'A paixão é a suspensão temporária do juízo'.

página 1 de 3