Conexão Brasília, Com Gerson Camarotti

Sinopsis

Os comentários e análises sobre o que acontece no Brasil e no mundo.

Episodios

  • Executivo precisa distensionar as relações

    'Executivo precisa distensionar as relações'

    28/02/2020 Duración: 14min

    Gerson Camarotti alerta que o presidente Jair Bolsonaro tem um mal-estar instalado com o Legislativo e Judiciário e pode atrasar a agenda de reformas.

  • Tom permanente de beligerância entre Poderes amplia ambiente de instabilidade

    'Tom permanente de beligerância' entre Poderes amplia ambiente de instabilidade

    27/02/2020 Duración: 12min

    Gerson Camarotti aponta que o país precisa de unidade para enfrentar a perspectiva de redução do crescimento econômico do mundo, diante da ameaça do coronavírus, mas, segundo ele, o presidente estimula a divisão quando apoia um ato contra o STF e o Congresso. 'É preciso fazer uma correção imediata de rumos', afirma o comentarista.

  • População não deve ficar alarmada, diz ministro da Saúde

    'População não deve ficar alarmada', diz ministro da Saúde

    26/02/2020 Duración: 08min

    Gerson Camarotti conversou com Luiz Henrique Mandetta, que disse que o Brasil fez protocolo com Conselho Federal de Medicina para a necessidade de criação de leitos, pode alugar máquinas de respiradores caso tenha necessidade, ampliou centros de exames e comprou modelo alemão para fazer os exames para diagnosticar o coronavírus.

  • Governo teme efeito cascata em relação ao motim de PMs no Ceará

    Governo teme 'efeito cascata' em relação ao motim de PMs no Ceará

    21/02/2020 Duración: 14min

    Gerson Camarotti afirma que o governo acertou ao assinar o decreto que autoriza a Garantia da Lei e da Ordem para o Ceará. Ele disse que a preocupação em Brasília é que o motim dos policiais militares possa provocar um movimento igual em outros estados.

  • Governo tem que pacificar o país e centrar esforços para aprovar reformas

    'Governo tem que pacificar o país e centrar esforços para aprovar reformas'

    20/02/2020 Duración: 13min

    Gerson Camarotti comenta que o governo está perdendo o foco e gastando muita energia com vários temas e deixando de centrar esforços para aprovar a agenda de reformas.

  • Bolsonaro diminui a fala presidencial

    'Bolsonaro diminui a fala presidencial'

    19/02/2020 Duración: 17min

    Gerson Camarotti ressalta que a fala presidencial é máxima e que tem que ter credibilidade nacional, mas Jair Bolsonaro vulgariza a fala presidencial com trocadilho com cunho sexual.

  • Declarações de Bolsonaro sobre morte de miliciano mostra desconforto e desgaste político da família

    Declarações de Bolsonaro sobre morte de miliciano mostra desconforto e desgaste político da família

    18/02/2020 Duración: 15min

    Gerson Camarotti lembra que a carta de 20 governadores direcionada ao presidente demonstra um espírito de solidariedade, já que Bolsonaro critica o governador da Bahia pela morte do ex-capitão do Bope Adriano da Nóbrega.

  • Não dá mais para esperar pela reforma administrativa

    'Não dá mais para esperar' pela reforma administrativa

    17/02/2020 Duración: 12min

    Governo chegou a tentar empurrar com a barriga, mas se convenceu de que não dá para parar só na reforma da Previdência. Se não for enviada nenhuma proposta ao Congresso, gestão criará um ambiente de desconfiança.

  • General na Casa Civil é uma espécie de blindagem ao Palácio do Planalto

    'General na Casa Civil é uma espécie de blindagem ao Palácio do Planalto'

    14/02/2020 Duración: 14min

    Gerson Camarotti comenta que o presidente Jair Bolsonaro estava incomodado com ambições políticas dentro do Palácio do Planalto. O general Braga Netto, que esteve à frente da intervenção federal no Rio de Janeiro, assume a Casa Civil. Onyx Lorenzoni vai para o Ministério da Cidadania no lugar de Osmar Terra.

  • Presidente queria deixar um núcleo militar no Planalto

    'Presidente queria deixar um núcleo militar no Planalto'

    13/02/2020 Duración: 12min

    Gerson Camarotti comenta que substituição de Onyx Lorenzoni no Ministério da Casa Civil já era planejada há algum tempo. Para ele, escolha do General Braga Netto tem relação com o desejo de Bolsonaro de manter um 'núcleo duro militar' no governo. Votação do veto que trata de emendas parlamentares também está entre os destaques.

  • Governo precisa ter a responsabilidade de assumir o ônus da reforma administrativa

    'Governo precisa ter a responsabilidade de assumir o ônus da reforma administrativa'

    12/02/2020 Duración: 12min

    Gerson Camarotti comenta impasse em torno da reforma administrativa. Para ele, recuo do governo apesar da insistência da área econômica demonstra medo do desgaste político. Camarotti avalia, ainda, que governo terá que enfrentar a discussão em algum momento, já que o Congresso também não pretende, sozinho, fazer uma reforma no funcionalismo público.

  • ‘Pode ter apagão geral na esplanada dos ministérios’

    ‘Pode ter apagão geral na esplanada dos ministérios’

    11/02/2020 Duración: 12min

    Gerson Camarotti explica que os ministros podem ficar sem poder de manejar o custeio porque emendas parlamentares foram colocadas pelo relator do projeto do orçamento. Temendo esse tipo de apagão, o relator pode ter mais poder do ponto de vista orçamentário que o presidente da república. A questão preocupa o Executivo.

  • Abraham Weintraub é do grupo ideológico do governo e tem respaldo

    'Abraham Weintraub é do grupo ideológico do governo e tem respaldo'

    10/02/2020 Duración: 08min

    Gerson Camarotti acredita que o ministro da educação já teria saído da pasta se tivesse apenas o problema de gerenciamento. Ele vai prestar esclarecimentos sobre erros no Enem em audiência pública no Senado e governistas vão tentar blindar o ministro.

  • Rogério Marinho é visto como principal interlocutor entre Congresso e Executivo

    Rogério Marinho é visto como principal interlocutor entre Congresso e Executivo

    07/02/2020 Duración: 10min

    Gerson Camarotti explica que o novo ministro do Desenvolvimento Regional teve atuação importante durante a tramitação da Reforma da Previdência e soluciona a ausência no primeiro escalão do governo de um nome da região nordeste. A mudança já é vista como o início de uma reforma ministerial, apesar do governo negar outras trocas.

  • ‘O espírito de corpo prevaleceu entre os deputados’

    ‘O espírito de corpo prevaleceu entre os deputados’

    06/02/2020 Duración: 17min

    Gerson Camarotti comenta a decisão da Câmara que anulou uma decisão do Supremo Tribunal Federal e devolveu o mandato ao deputado José Wilson Santiago, do PTB. Camarotti conta que o sentimento era de que todo mundo pode ser o próximo e isso foi o que norteou a decisão. O parlamentar estava afastado desde dezembro, acusado de corrupção passiva e organização criminosa por desvio de dinheiro numa obra na Paraíba.

  • ‘O que faltava era decisão política do governo’

    ‘O que faltava era decisão política do governo’

    05/02/2020 Duración: 13min

    Gerson Camarotti comenta a rapidez da votação na Câmara do projeto de lei que prevê regras da quarentena e medidas de enfrentamento do coronavírus. Ele afirma que ficou claro que o projeto de lei era o melhor caminho e acredita que a Câmara e o Senado vão conseguir entregar o texto antes da chegada dos brasileiros.

  • Bolsonaro priorizou a pauta econômica

    'Bolsonaro priorizou a pauta econômica'

    04/02/2020 Duración: 11min

    Gerson Camarotti diz que os parlamentares ficaram incomodados com a ausência do presidente, que teve uma agenda extensa em São Paulo, e não esteve presente no retorno dos trabalhos no Congresso.

  • Fidelidade de Onyx Lorenzoni pesa na relação com Bolsonaro

    Fidelidade de Onyx Lorenzoni pesa na relação com Bolsonaro

    03/02/2020 Duración: 17min

    Gerson Camarotti acredita que Onyx é um dos poucos com esse relacionamento no governo. Ele lembra que o deputado foi um dos primeiro a apoiar o nome de Bolsonaro para a presidência. Na semana passada, o presidente reduziu a pasta da Casa Civil ao demitir auxiliares de Onyx e transferiu o Programa de Parceria de investimento para o Ministério da Economia.

  • Presidente está mandando todos os sinais de que não quer mais Onyx Lorenzoni

    'Presidente está mandando todos os sinais de que não quer mais Onyx Lorenzoni'

    31/01/2020 Duración: 13min

    Gerson Camarotti avalia que o presidente Bolsonaro esvaziou os poderes da Casa Civil, órgão chefiado por Lorenzoni. 'Situação é de fritura explícita', comenta. Outro ministro em situação delicada é Abraham Weintraub, que sofre pressão do Congresso e já foi criticado, inclusive, pelo presidente da Câmara Rodrigo Maia.

  • Bolsonaro sinaliza com o rebaixamento do status da Casa Civil

    Bolsonaro sinaliza com o rebaixamento do status da Casa Civil

    30/01/2020 Duración: 03min

    Na mesma postagem em que anunciou a desistência da readmissão de Vicente Santini, presidente comunicou a transferência do Programa de Parceria e Investimentos da Casa Civil para o Ministério da Economia. O PPI era o único ativo na pasta comandada por Onyx Lorenzoni, que está de férias.

página 1 de 2